segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Limitador
Atenção: Uma versão avançada da sua intervenção está disponível aqui!
LimiterBroadcasting, e de longe não só na FM VHF, deixa-nos com o problema, como para garantir um nível constante de sinal de áudio na entrada do transmissor. Isto é, naturalmente, ser de tal forma que o curso foi de cerca de FM + / - 75 kHz, conforme previsto padrão. Especialmente quando mixagem de som de várias fontes, principalmente o microfone, é impossível definir manualmente o nível correto. Precisamos de um circuito que é conectado diretamente ao transmissor e que em todas as circunstâncias garantir um nível constante de sinal de áudio na sua produção e, consequentemente, a excitação correto do transmissor. Tal circuito é chamada de um limitador. É realmente um amplificador cujo ganho varia de acordo com o nível do sinal de entrada. Ele não substitui o compressor ou outro equipamento de som, mas eles podem ser complementares. Do ponto de vista prático, podemos dizer que o uso de limitador é necessário na maioria dos casos.
Apresentado integração é muito simples, contendo apenas os componentes comum e barato. No entanto serve bem seu propósito. Na sua entrada pode ser conectado ou mixer ou qualquer outro dispositivo com um nível de produção de cerca de 1910-2000 mV rms. Se necessário, você pode prefixar potenciômetro.
Os parâmetros técnicos
Tensão de alimentação: 14/10 V estabilizada
Alimentação de corrente: 
20 mA
Entrada de áudio:
 a impedância 20 kOhm, selecionável Preemphasis
Tensão de saída:
 0,4 V rms
gama dinâmica Viável:
 > 50 db
O gráfico seguinte mostra a tensão de saída a tensão de entrada:
(Valores em mV rms, usada uma escala logarítmica, medida a 400 Hz, sem pré-ênfase, energia 12 V)
cpresorg.gif (5275 bytes)
É óbvio que a participação alcança desempenho bastante bom. Na melhor das hipóteses, a tensão de saída mudará inferior a 1 dB, quando a tensão muda a entrada de 55 dB.
Esquema de ligação
limiter2.gif (6019 bytes)
Lista de peças
Resistências:R1 - 68
R2 - 22 a
R3 - 180
R4 - 10 M
R5 - 10 k
R 6-47 R
R7 - 240V para
R8 - 1,5 a
R9 - 820 R
Capacitores:C1 - 100 m (cerâmica)
Unidade C2 - 1 n (folha)
C3, C6, C12 - 100 n (cerâmica)
C4, C11, C13 - 100 em (electrólise)
C5 - 0,33 para (!!!!!!!!) tântalo
C7, C8 - 10 "(electrólise)
C9 - 220 n (folha)
C10 - 47 n (cerâmica)
C14 - 470 n (folha)
Outros:T1 - BF245C
T2 - BC556B, KC307
IC1 - LM386
Revivendo
Se você não perceber a extensão plena do Regulamento (isto é na sua maioria inúteis), não ligar um capacitor C8. Reduz significativamente o ruído ea possibilidade de instabilidade potencial.
Participação não requer qualquer configuração e ele deve funcionar imediatamente. Depois de levar o sinal de entrada de áudio no transmissor para definir excitação adequado.
Com o jumper (jumper) pode excluir circuito pré-ênfase (alturas ênfase), se fossem parte de um outro dispositivo.
Conselho para quem gosta de experimentar: Os parâmetros podem ser alterados, selecionando os valores dos outros componentes C7 e R4. Ao reduzir o número 1 uF e R4 diminuição C7 abaixo de 1 m, vai soar muito energizante, mas vai aumentar a distorção. Aumentar R4 resistência a algumas dezenas megaohmů Pelo contrário, o envolvimento de um leve interfere muito com a dinâmica do som.
Projecto de PCB

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